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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AULA 3 material EAD - RELÊS AUTOMOTIVOS


RELÊS AUTOMOTIVOS

 

Este componente muito usado e indispensável na eletrônica automotiva, conforme sua constituição, pode ter funções de chaveamento, temporização ou outra específica.

Um relé é um interruptor acionado eletricamente. A movimentação física deste "interruptor" ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos. O relé é um dispositivo eletromecânico ou não, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos. Servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do Relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicabilidades do relé é utilizar-se de baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das possíveis altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).

A mudança de estado dos contatos de um relé ocorre apenas quando há presença de tensão na bobina que leva os contatos a movimentarem-se para a posição normal fechado (NF) ou normal abertos (NA) quando esta tensão é retirada

Um relê funciona por princípio elétrico, ou seja, por eletromagnetismo, sempre que a bobina é alimentada com uma tensão; porém pode ter o controle eletrônico desta função, como temporização por exemplo, assim como também pode possuir um diodo de proteção o que o tornaria eletrônico e assim sendo os terminais de alimentação da bobina não poderiam ser invertidos, como explico mais adiante.

FUNÇÃO DE CHAVEAMENTO pode ser uma inversão de polaridade, ou mesmo uma potencialização, ou seja, a bobina que gera o campo magnético pode ser alimentada com uma corrente muito baixa , e a chave ou segundo circuito pode suportar correntes muito mais altas. Um exemplo desta aplicação é o relê que controla a bomba elétrica de combustível, a central controla a bobina na maioria das vezes terminais 85 e 86, aplicando uma tensão com corrente baixa, suportada pelos componentes eletrônicos, mas o contato do  mesmo, que atraca quando a palheta baixa por magnetismo, terminais 30 e 87, pode dar passagem ou chavear correntes altas necessárias para fazer o motor elétrico funcionar sem causar danos ou quedas de tensão.

AS PARTES QUE COMPÕEM UM RELÉ ELETROMECÂNICO SÃO:

  • eletroímã (bobina) - constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético;
  • Armadura de ferro móvel;
  • Conjuntos de contatos;
  • Mola de rearme;
  • Terminais - estes podem variar dependendo da aplicação
 
 
 
 
 
 

 


COMO MEDIR UM RELÊ AUXILIAR :
 
  • Com o multímetro regulado para medir resistência, ponteiras entre terminais 85 e 86 deve-se encontrar uma resistência baixa.
  • Terminais 85 e 86 não podem ter continuidade ( usar função diodo e ponteiras nos terminais 30 e 85) quando a bobina não estiver alimentada ( energizada)
  • Alimentar terminais 85 (-) e 86 (+) com 12 V - deve haver continuidade entre terminais 30 e 85 .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                         By  Prof. Rogerio Gamboa
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