Pesquisar este blog

sábado, 10 de maio de 2014

SISTEMA IMOBILIZADOR AUTOMOTIVO ( CHAVE COM CÓDIGO )

SAIBA MAIS SOBRE CHAVES CODIFICADAS





Visando a proteção do veículo, as montadoras implantaram sistemas de proteção com códigos na chave , o que impossibilita a partida em caso de roubo ou tentativa de partida no veículo sem a chave original. O caso é que os alarmes originais de veículos em geral nunca cortam a bomba de combustível ou a bobina, sempre cortam a linha 50 ou a alimentação do solenoide do motor de partida do veículo, mas este sistema era facilmente anulado , facilitando assim o roubo , ou com uma " direta no motor de partida" o veículo funcionaria.  Sistemas originais não cortam bomba de combustível pois as velas estariam gerando centelhas sem ambiente próprio para explosão o que pode ocasionar problemas , e com a bobina a mesma coisa , pois os injetores funcionando alimentariam de combustível sem centelha , o que ocasiona excesso de combustível e em caso de uma centelha perdida , uma explosão maior o que acarreta problemas com o catalizador e outros até piores. O melhor deste sistema é que o veículo não pega ao dar a partida, somente neste momento, depois de estar em funcionamento só sera feita outra leitura quando novamente for solicitada uma nova partida , o que da mais segurança ao condutor pois elimina riscos de por algum problema parar o veículo quando em percurso.
Nos veículos modernos , o sistema imobilizador é composto de um transpônder que fica localizado na chave , uma antena localizada ao redor do cilindro de segredo , onde colocamos a chave, que tem a função de ler a informação gerada por um campo magnético gerado pelo transpônder, e enviar para central do imobilizador para que seja transformada em códigos e analisada para saber se a chave que esta no contato tem permissão para dar partida no veículo, depois desta fase feita pela central do imobilizador , ela se comunica com a central de injeção eletrônica do veículo e informa que a partida esta liberada, tudo em questão de milésimos de segundos, podendo ai sim a central começar os cálculos de funcionamento do motor .
 Em resumo , os sistemas imobilizadores automotivos não podem ser facilmente burlados , pois dependem de software em sua maioria, que ficam armazenados em componentes eletrônicos das centrais envolvidas como uma senha eletrônica.
Em sua maioria , param totalmente todos os calculadores, parando assim , a bomba de combustível , pulso de bicos e bobinas.
Alarmes instalados fora do sistema original quase sempre bloqueiam a bomba de combustível, o que pode parar o veículo a qualquer momento.   
Nos sistemas imobilizadores atuais podemos ter componentes , ou centrais , separadas ou acopladas ao painel, a caixas de controle inteligentes ou em gatewai da rede CAN-BUS.
Em síntese:

  • Se o veículo der problema , ou parar andando, o problema não pode ser no sistema imobilizador original. A leitura da chave feita pelo sistema imobilizador, tem duração de 15 segundos durante a partida e depois não atua mais, voltando a operar em outra partida posterior.
  • Mesmo que se faça uma chave mecânica igual a do veículo, com imobilizador, e a mesma de partida , sem o transpônder a central não será liberada para partida.
  • Algumas montadoras liberam partida sem a chave original através de procedimentos específicos, mas sempre solicitando os números secretos que acompanham a documentação do veículo em um cartão personalizado, e o procedimento só poderá ser feito com auxílio de equipamentos especiais como o Scanner, ou conforme especificação da montadora em alguns casos , como a Fiat, onde em alguns modelos podemos entrar com o numero secreto através do pedal do acelerador, procedimento que esta explicado no manual do veículo.
  • Outro cuidado importante , é que em muitos casos , partida com bateria fraca pode bloquear também o sistema imobilizador.
Em casos de troca de centrais ou outros procedimentos no sistema eletrônico , deverá ser feito por profissional que tenha conhecimentos e equipamentos para reparos e reinstalação de softwares, ou regravação e acasalamento de chaves.


Prof. Rogerio Gamboa 
Laboratório do Carro

3 comentários:

  1. Minha kombi ficou sem bateria, troquei ela e qnd fui ligar ele ficou piscando a luz do imobilizador do automovel.... Agora só com scanner para poder ligar o motor?

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo , antes de mais nada , obrigado por ler a postagem, em outra ocasião gostaria que se identificasse. Bom quanto ao seu problema , isso é comum acontecer, ai você pode reinstalar o imo através de um Scanner, retirar o imo definitivamente, procedimento q deve ser realizado por um técnico. Existe um outro procedimento que ás vexes resolve , você pode deixar a chave de ignição ligada durante 45 minutos, depois desligue , aguarde um minuto e tente dar partida , se o sistema estiver ok o código se reabilita e dará partida. Abraços

    ResponderExcluir
  3. WAGNER QUEIROZ - MEU OMEGA 2005 DEPOIS DE DISPARADO E DESLIGADO O ALARME ELE AGORA DA PARTIDA E AFOGA APOS SEGUNDOS.

    ResponderExcluir