TECNOLOGIA FLEX
Nos automóveis com sistema de injeção eletrônica FLEX , ou seja, que pode funcionar com mais de um tipo de combustível, o sistema de injeção eletrônica monitora eletronicamente o tempo de injeção de combustível baseado em vários parâmetros de funcionamento. Os sensores informam através de sinais eletrônicos o processador da central, que por sua vez calcula, em função de informações armazenadas, o quanto deve injetar de combustível para o perfeito funcionamento do motor e envia comandos aos atuadores pra que façam o trabalho.
Para partida a frio as informações básicas são:
- Combustível que esta sendo usado
- Temperatura do motor
- Pressão atmosférica
COMO FUNCIONA
A maioria dos sistemas flex modernos possui um software de gerenciamento que calcula dados em função de informações registradas na memória. Primeiramente deve estar armazenada a informação de qual proporção de combustível esta sendo usada, esta informação é calculada com base em dados pré gravados; Toda vez que o veículo é abastecido , mais de 6 litros de combustível e a central detecta através do sensor de nível de combustível, o calculador se prepara para ler , pelo sensor "sonda lambda" , localizado no escapamento, qual proporção de álcool e gasolina esta sendo usada, à partir deste cálculo que é feito durante um tempo pré determinado, que seria aproximadamente o tempo que o veículo gastaria para rodar 10 Km, ele registra a informação de proporção de combustível .
Com este dado registrado a central calcula o tempo de injeção de combustível , se estiver mais próximo de álcool aumenta o tempo de injeção e se estiver mais próximo de gasolina vai diminuindo o tempo de injeção , ou quantidade de combustível injetado nos cilindros, a à partir dai , com dados da temperatura do motor principalmente , continua o processo de cálculos e fará uma nova releitura quando novamente for abastecido o veículo.
FATORES IMPORTANTES E DEFEITOS
Se houver uma troca brusca de combustível e o veículo não funcionar o suficiente para que a central recalcule os dados , na nova partida, com o motor frio, poderá haver problemas de injeção e o veículo nem pegar, pois digamos que a central esteja calculando o tempo de injeção achando que esta com álcool e foi abastecido com gasolina e não rodou o suficiente para que o calculador tenha reconhecido o novo combustível, o tempo de injeção estará errado e pode afogar o veículo e não pegar, neste caso será necessário remapear a central com equipamento específico , o Scanner, para que a mesma seja reprogramada e corrija o tempo de injeção, para que possa funcionar.
Em caso de partida, se o calculador está programado para álcool e detectada temperatura do motor abaixo de 20º , é acionado a injeção de gasolina através do reservatório de partida frio, para depois injetar o álcool através das válvulas injetoras.
Outro problema sério, nestes sistemas, é o marcador de nível de combustível estar com defeito, porque a central nunca terá a informação de abastecimento, ou a própria sonda lambda defeituosa e não fazendo leitura correta, o que também deixa a central sem as informações básicas necessárias, assim como o sensor de temperatura do motor.
No caso de todos os sensores estiverem com bom funcionamento e o defeito persistir, falha na partida a frio, um defeito muito constante, é o software de gerenciamento estar corrompido e não calcular corretamente o tempo de injeção de combustível, este problema é facilmente corrigido através de uma reinstalação software na central de injeção, manutenção esta que necessita de equipamentos e mão de obra especializada, mas resolve certamente o problema.
RESUMO
- Se o seu veículo apresentar este problema, de dificuldade de partida a frio, tente abastecer e rodar mais para que a central se adapte corretamente ao combustível , e nunca abasteça combustível diferente e pare em seguida.
- Evite desligar a bateria do veículo logo que desligue o motor , sempre aguarde um tempo se precisar retirar a bateria, no mínimo meia hora, pois depois de parar o calculador ainda continua fazendo leituras nos sensores durante algum tempo. ( veja informações sobre powerl )
- Procure um profissional especializado para manutenção, analise dos sensores e sistemas de injeção com Scanner e reprogramação.
- Este defeito pode ser facilmente corrigido as vezes sem troca de componentes, só com reprogramação.
- Evite muitas trocas de peças, as vezes nem é necessário para sanar este problema, e manutenção mal feita pode ocasionar outros defeitos.
Texto por Rogerio Gamboa Tecnologia automotiva.
Laboratório do Carro
Nenhum comentário:
Postar um comentário