Este recurso se aplica a maioria dos veículos equipados com REDE CAN-BUS, e procede uma leitura após a chave ou contato do veículo ser desligada.
Os automóveis atualmente , como acompanhamos nos posts anteriores , são providos de várias centrais de gerenciamento, como central de controle motor, do freio ABS, do painel , imobilizador, carroceria, entre muitas outras. Estas centrais se comunicam entre si por protocolos de comunicação binária estando a cada ms verificando estados e anomalias e enviando dados ao gateway , uma especie de servidor que disponibiliza dados para todas as centrais conforme necessidade. Quando desligamos a chave , ou contato do veículo, mesmo assim , as centrais ainda continuam trocando informações por algum tempo que pode variar de poucos segundos a alguns minutos conforme especificações do veículo, isto para que todos os dados sejam analisados e salvos. O que acontece muitas vezes é que por desconhecer este estado que chamamos de POWER LATCH , muitos reparadores, para realizar alguma manutenção ou reset, desligam o fusível
de alimentação da rede ou de alguma central , causando assim um problema grave de comunicação do sistema, o que pode ocasionar falhas, oscilação de marcha lenta ou inclusive desabilitação de centrais ou equipamentos em função da rede não conseguir retorno de informações e determinar como se fosse um problema. Nestes casos somente será possível a reabilitação com o auxílio de um scanner . Para que isso não ocorra, aconselhamos a verificar em algum sensor, se a alimentação de 5 v ou a linha 15 do veículo ( pós central ) ja foi desabilitada, e após esta confirmação, ai sim proceder o desligamento da fonte ou bateria.
Em resumo, se você não quiser ter problemas de configuração, sempre aguarde um tempo para desligar a bateria do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário