RELÊS AUTOMOTIVOS
Este componente muito usado e
indispensável na eletrônica automotiva, conforme sua constituição, pode ter
funções de chaveamento, temporização ou outra específica.
Um relé é um interruptor acionado eletricamente. A movimentação física
deste "interruptor" ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé,
criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca
responsável pela mudança do estado dos contatos. O relé é um dispositivo eletromecânico
ou não, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos.
Servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a
dois circuitos elétricos. No caso do Relé
eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo.
Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo
eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do
segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicabilidades do relé é utilizar-se de
baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das
possíveis altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).
A mudança de estado dos contatos de um relé ocorre apenas quando há
presença de tensão na bobina que leva os contatos a movimentarem-se para a
posição normal fechado (NF) ou normal abertos (NA) quando esta tensão é
retirada
Um relê funciona por princípio
elétrico, ou seja, por eletromagnetismo, sempre que a bobina é alimentada com
uma tensão; porém pode ter o controle eletrônico desta função, como
temporização por exemplo, assim como também pode possuir um diodo de proteção o
que o tornaria eletrônico e assim sendo os terminais de alimentação da bobina
não poderiam ser invertidos, como explico mais adiante.
FUNÇÃO DE CHAVEAMENTO pode ser
uma inversão de polaridade, ou mesmo uma potencialização, ou seja, a bobina que
gera o campo magnético pode ser alimentada com uma corrente muito baixa , e a
chave ou segundo circuito pode suportar correntes muito mais altas. Um exemplo
desta aplicação é o relê que controla a bomba elétrica de combustível, a
central controla a bobina na maioria das vezes terminais 85 e 86, aplicando uma
tensão com corrente baixa, suportada pelos componentes eletrônicos, mas o
contato do mesmo, que atraca quando a
palheta baixa por magnetismo, terminais 30 e 87, pode dar passagem ou chavear
correntes altas necessárias para fazer o motor elétrico funcionar sem causar
danos ou quedas de tensão.
AS PARTES QUE COMPÕEM UM RELÉ ELETROMECÂNICO SÃO:
- eletroímã (bobina) - constituído por fio de
cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de
baixa relutância para o fluxo magnético;
- Armadura de ferro móvel;
- Conjuntos de contatos;
- Mola de rearme;
- Terminais - estes podem variar dependendo da aplicação
COMO MEDIR UM RELÊ AUXILIAR :
- Com o multímetro regulado para medir
resistência, ponteiras entre terminais 85 e 86 deve-se encontrar uma
resistência baixa.
- Terminais 85 e 86 não podem ter
continuidade ( usar função diodo e ponteiras nos terminais 30 e 85) quando
a bobina não estiver alimentada ( energizada)
- Alimentar terminais 85 (-) e 86 (+) com 12 V - deve haver continuidade entre terminais 30 e 85 .

By Prof. Rogerio Gamboa
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Parabéns!!
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